Troca de óleo

 

Troca de óleo

O óleo é responsável pela lubrificação e proteção das partes móveis do motor, por conta de sua viscosidade ele evita o atrito entre as peças móveis, garantindo um bom funcionamento sem aquecimento excessivo e ainda evita o desgaste precoce das peças do motor.

É fundamental que o óleo seja trocado periodicamente, seguindo as instruções indicadas no Manual do fabricante do veículo ou a cada 6 meses (o que ocorrer primeiro), levando sempre em consideração o tipo de óleo, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca.

Com o uso do motor, além da diminuição do nível do óleo, ele acaba adquirindo uma carga de partículas que alteram sua viscosidade que comprometem sua eficiência.

Quando devo realizar a troca de óleo? E qual óleo usar?

A troca de óleo deve ser realizada de acordo com o total de quilômetros rodados indicado pelo fabricante, assim como o tipo de óleo a ser utilizado. Essas informações podem ser obtidas no manual do veículo.

É de extrema importância checar os níveis do óleo. Com o motor desligado e frio deve-se observar se na vareta do motor o óleo encontra se entre os dois marcadores (mínimo e Maximo), o correto é estar exatamente entre eles, pois se estiver muito baixo faltará lubrificação, e muito alto poderá vazar e danificar algumas peças.

Outro ponto importante é a substituição do filtro lubrificante junto com a troca do óleo, pois o filtro pode acumular impurezas que acabam dificultando a passagem do óleo, causando falhas na lubrificação.